A Característica Vitalidade mede as condições físicas de um Personagem (desde saúde perfeita até a morte). Quando os Personagens são feridos ou atingidos de alguma outra forma, eles perdem pontos de Vitalidade - e então os recuperam à medida que se curam.
A Característica
Vitalidade de um Personagem é composta por sete "Níveis
de Vitalidade" e cada um destes níveis aplica uma diferente
penalidade à Parada de Dados de qualquer Ação realizada pelo Personagem em questão.
Exemplos: Um Personagem que está Machucado subtrai um dado de todas as suas Paradas
de Dados de Ação; enquanto um Personagem Aleijado subtrai cinco dados de todas as Paradas
de Dados de Ação...
Se as penalidades de Vitalidade diminuírem a Parada de Dados de uma Ação até ZERO;
o Personagem não pode realizar esta ação. Contudo,
um ponto de Força de Vontade por ser usado para ignorar as
penalidades de Vitalidade por um Turno. Um Personagem que se encontre no nível de Vitalidade Incapacitado está totalmente imobilizado e não pode
realizar nenhuma ação a não ser curar a si mesmo (se puder e dispuser dos meios
necessários). Um Personagem que atinja este estado está a um passo
da morte - se ele sofrer mais algum dano, ele morre.
Observação: As penalidades de Vitalidade sobre as Paradas de Dados só se aplicam às Ações. Elas não se aplicam às Paradas de Dados puramente reflexivas (tais como absorção de dano; a
maioria dos testes de Virtude;
ou jogadas de Força de Vontade para evitar ações indesejáveis). Se um Personagem estiver Machucado e sofrer mais danos; ele contínua
sendo capaz de absorver o dano com seu Vigor completo. As penalidades de Vitalidade são aplicadas sobre jogadas de danos
de ataques baseados na Força,
mas não em armas mecânicas (como Armas de Fogo). Em última instância, esta regra deve ser julgada pelo Narrador (fazendo uso do
bom senso).
Níveis de Vitalidade:
Escoriado: O Personagem só está um pouco escoriado (e
não sofre nenhuma penalidade em suas Paradas de Dados);
Machucado [-1]: O Personagem está superficialmente ferido
e não sofre nenhum impedimento no movimento (embora sofra uma penalidade de
-1);
Ferido [-1]: O Personagem sofreu pequenos ferimentos e
seu movimento fica ligeiramente inibido (metade da velocidade máxima de
corrida) e sofre penalidade de -1;
Ferido Gravemente [-2]: O Personagem sofre dano significativo e
não pode correr (contudo, ainda é capaz de andar). Neste nível, o Personagem
não pode se mover e depois atacar. Ele sempre perde dados ao se mover e atacar
no mesmo Turno (além da penalidade de -2);
Espancado [-2]: O Personagem está muito ferido e só
consegue mancar (três metros por Turno); além da penalização de -2 em suas Paradas de Dados;
Aleijado [-5]: O Personagem está catastroficamente ferido
e só consegue rastejar (um metro por Turno);
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