A Força de Vontade mede a força interior e a competência de um Personagem para superar situações desfavoráveis. Ao contrário das outras Características, a Força de Vontade tem tanto um nível "permanente" como um nível "atual"...
O nível Permanente é "jogado" ou
"testado"; enquanto o nível Atual é "gasto"!
Quando um jogador "gasta"
um ponto da Força de Vontade de seu Personagem; ele deve riscar um
dos pontos Atuais em sua Ficha (os "quadrados")
e não os pontos Permanentes (os "círculos").
O nível Permanente se mantém constante; e se o Personagem precisar, por alguma razão, jogar
contra sua Força de Vontade; ele
deve se basear neste nível. Os pontos Atuais são usados durante a história...
Os pontos Atuais de Força
de Vontade de um Personagem normalmente variam bastante durante
uma história ou crônica. Ela reduz em um ponto toda vez que o Personagem se esforça para realizar ações
extraordinárias (como manter
o autocontrole ou obter
um sucesso automático).
Com o tempo, o Personagem não terá mais pontos de Força de Vontade e não será capaz de realizar o esforço
que ele podia antes. Um Personagem sem pontuação Atual de Força
de Vontade está esgotado
mental, física e espiritualmente; e terá grande dificuldade em fazer qualquer
coisa; pois não pode mais reunir suas forças em prol de uma ação ou causa.
Os pontos de Força de Vontade podem ser recuperados durante o curso
de uma história; mesmo assim, é aconselhável que os jogadores tenham cuidado e
sejam econômicos ao usar seus pontos Atuais...
Como a Humanidade,
a Característica Força de
Vontade é medida em uma
escala de 01 a 10:
• Covarde
•• Fraco
••• Inseguro
•••• Hesitante
••••• Certo
•••••• Confiante
••••••• Determinado
•••••••• Controlado
••••••••• Vontade de Ferro
•••••••••• Inabalável
A Força
de Vontade é uma das Características mais ativas e importantes em Dogfight RPG.
Durante o jogo, devido às diversas formas
de se empregar, recuperar e usar a Força
de Vontade; ela flutua mais do que qualquer outra Característica (juntamente com o Combustível e a Munição). A Força de Vontade é uma Caraterística muito versátil, e por isso,
assegure-se de entender como ela funciona!
• Um jogador pode usar um ponto de Força de Vontade para obter um Sucesso Automático em uma ação simples. Apenas um ponto
de Força de Vontade pode ser usado desta forma em cada Turno; mas o sucesso é
garantido e não pode ser cancelado - nem mesmo por Falhas Criticas. Ao usar um
ponto de Força de Vontade desta maneira, é possível ser bem
sucedido em uma ação simplesmente através do uso da concentração. Em ações
prolongadas, estes sucessos adicionais podem ser a diferença entre o sucesso e
o fracasso...
Observação: Você precisa declarar que está usando a Força de Vontade antes de realizar a jogada da ação do
personagem; e você não pode cancelar retroativamente uma Falha Crítica ao usar um ponto de Força de Vontade no último minuto. O Narrador sempre pode declarar que não se podem
usar pontos de Força de
Vontade em determinadas
ações...
• Algumas vezes, o Narrador irá determinar que um personagem
automaticamente executou uma ação, baseado em seu instinto ou impulso (como
afastar-se de um chama ou pular para longe de uma bomba que caiu do céu). O Narrador pode permitir que o jogador use um
ponto de Força de Vontade para EVITAR esta ação. Observe que, de acordo com
o entendimento do Narrador,
o instinto poderá voltar; um jogador pode ter que usar múltiplos pontos de Força de Vontade durante alguns turnos para manter seus
instintos sob controle. Algumas vezes, os impulsos podem ser controlados pela
vontade do Personagem;
outra vezes, contudo, o Personagem não tem escolha a não ser segui-los
(quando o Personagem não tem mais pontos de Força de Vontade ou não deseja mais usá-los).
• Com a permissão do Narrador, um ponto de Força de Vontade pode ser usado para evitar que uma Perturbação se manifeste. Eventualmente, se pontos
suficientes de Força de
Vontade forem usados (a ser
determinado pelo Narrador),
a Perturbação pode ser superada e eliminada, à
medida que a persistente negação à Perturbação vai curando a aberração.
• Através do uso de um ponto de Força de Vontade, as
penalidades de ferimento podem ser ignoradas durante um Turno. Isto permite que o Personagem supere a dor e o sofrimento a fim de
realizar um último ato de heroísmo (ou vilania). Contudo, Personagens Incapacitados não podem usar pontos de Força de Vontade desta forma.
Pontos de Força de Vontade podem ser tanto usados como
recuperados. As situações a seguir fazem com que o Personagem recupere um ou mais pontos de Força de Vontade; contudo,
o nível da reserva de Força de
Vontade de um personagem
nunca pode superar o seu nível permanente. A única maneira de se elevar o nível
permanente de Força de Vontade é através do uso de pontos de Experiência.
Geralmente, o nível da reserva de Força de Vontade de um Personagem é restaurado quando ele alcança um
objetivo ou tem a oportunidade de restaurar sua autoconfiança. Em última
instância, maneiras específicas de se recuperar pontos de Força de Vontade são deixadas a cargo do Narrador. Por esta razão,
aconselha-se que os Narradores sejam prudentes ao permitirem que seus Personagens recuperem os pontos de Força de Vontade; esta é uma Característica versátil e poderosa e permitir que os Personagens dependam muito dela pode retirar
muitos dos desafios da história.
• Os pontos de Força de Vontade de um personagem são reabastecidos por
completo no fim de cada história (de uma história e não de uma sessão de jogo).
O Narrador pode fazer restrições quanto a isso,
exigindo que o Personagem alcance (ainda que parcialmente) um
objetivo que fortaleça a sua auto-estima. Se por exemplo, a história terminar
em um beco sem saída para os Personagens (que
não conseguiram abater um Capitão poderoso do exército inimigo, mas pelo menos
obstruíram seus planos imediatos); permita que eles reabasteçam seus pontos de Força de Vontade.
• (Opção do Narrador): Todos os Personagens recuperam um ponto de Força de Vontade no começo do dia, ao despertarem. Isso
torna fácil a contabilidade e permite um fluxo constante de reabastecimento da
reserva de Força de Vontade.
• (Opção do Narrador): Se um Personagem atingir uma meta extraordinária ou
cumprir um objetivo notável, o Narrador pode recompensá-lo com um a três pontos de Força
de Vontade (conforme citado
na descrição dos Arquétipos).
Se, por exemplo, um Personagem Rebelde se opuser radicalmente a uma ordem de
um Sargento (e posteriormente este Sargento revelar-se um espião inimigo); este Personagem deve ser recompensado com um ponto de Força de Vontade.
Aconselha-se que os Narradores criem o seu próprio sistema ou que
modifiquem o sistema apresentado aqui para que ele se adapte melhor ao estilo
de jogo de seu grupo. Certamente, a maneira usada pelo Narrador para permitir (ou não permitir) o
reabastecimento da reserva de Força
de Vontade pode determinar o
temperamento global da crônica.
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