Apesar da personalidade do seu Personagem ser limitada apenas por sua imaginação; as capacidades dele são definidas por Características (que incluem todas as aptidões e habilidades inatas e aprendidas).
Cada Características é descrita por números que variam
entre 01 e 05.
Uma Característica que vale 01 é
"fraca"; enquanto um nível 05 corresponde ao máximo humano!
As Características da maior parte das pessoas varia
entre 01 e 03 -
sendo que um 04 indica
uma pessoa excepcional; e um 05 é
quase incomparável!
Também é possível possuir uma Características que vale "zero".
Isso geralmente representa algo que o Personagem nunca
aprendeu - mas existem exceções...
Você
deve lançar 01 Dado para cada Nível que o Personagem possui naquela
Característica!
Por
exemplo: se o seu Personagem está
tentando encontrar alguma coisa numa sala e possui três níveis em Percepção; você deve jogar
três dados.
Estes dados são chamados de PARADA
DE DADOS (e representam o número total de dados que você
deve jogar em um único Turno).
No
entanto, quase nunca será usado apenas o número de dados que você possui em um
único Atributo. Afinal de contas,
o potencial bruto é influenciado pela perícia pessoal. Os testes mais comuns no
jogo envolvem a soma dos dados obtidos por um Atributo aos dados recebidos por causa de uma Habilidade.
Em regra, você deve calcular a Parada de Dados para
uma única AÇÃO SIMPLES; mas é possível
modificá-la para poder realizar AÇÕES MÚLTIPLAS dentro de um mesmo Turno...
Algumas vezes, um jogador pode
desejar que seu Personagem realize mais de uma Ação num Turno (por exemplo: dispare a metralhadora do seu avião
contra dois alvos distintos). Nestas situações, o jogador pode tentar
realizar os ataques normalmente - mas eles sofrerão uma penalidade...
O jogador deve declarar o número de Ações que deseja realizar com seu Personagem. Depois, ele subtrai um
número de dados de sua Parada igual à quantidade de Ações pretendida. Cada Ação adicional retira um dado a mais de sua Parada.
Exemplo: João deseja que seu Personagem (Justin) dispare contra dois aviões
alemães no mesmo Turno. Justin possui Destreza 03 e Armas de Fogo 02. João calcula a Parada de Dados para o ataque (03 + 02 = 05
dados); então subtrai dois dados (por causa das duas Ações que está tentando realizar); obtendo uma Parada de Dados final de apenas 03...
Porém, se optasse por realizar um único
ataque; Justin teria os cinco dados à sua disposição!
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Não
existe nenhuma situação onde se utiliza mais do que duas Características em
uma Parada de Dados.
E outra coisa: se a sua Parada de Dados envolve
uma Característica cujo
nível máximo é 10 (como Humanidade ou Força de Vontade); não será possível adicionar outra Característica à
sua Parada de Dados. É impossível para um ser humano possuir mais do que 10 em
uma Parada de Dados...
Evidentemente,
não existe sentido em jogar os dados a não ser que se saiba que resultados
estamos querendo obter...
Sempre
que o jogador anunciar uma Ação;
o Narrador deve
dizer qual a DIFICULDADE daquela Ação!
A
Dificuldade será sempre um número entre 02 e 10...
Cada
vez que você obtiver um número IGUAL ou MAIOR do
que a Dificuldade; em um dos Dados de
sua Parada;
você terá alcançado um SUCESSO!
Quanto
mais "Sucessos" você conseguir, melhor terá se saído. Para a
maioria das Ações; será necessário obter apenas um único Sucesso -
mas isso é considerado um "Sucesso Mínimo". Se conseguir três
ou mais Sucessos - o resultado terá sido um "Sucesso
Completo".
Naturalmente,
quanto menor a Dificuldade, mais fácil será obter os Sucessos;
e vice-versa!
A "Dificuldade Padrão" é 06 (indicando Ações que
não são nem excepcionalmente arriscadas e nem fáceis demais de serem
realizadas). Se o Narrador pedir que você realize um teste mas
não definir a dificuldade, considera-se que a dificuldade da tarefa será 06...
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