quarta-feira, 2 de abril de 2014

Natureza & Comportamento:


Todos têm um papel (frequentemente vários) que desempenham todos os dias...

Todo indivíduo possui muitas camadas de personalidade, variando do falso ao sincero. Cada um desses papéis define como nós interagimos com as pessoas e o mundo ao nosso redor; e nós decidimos que parte de nós mesmos queremos mostrar. O mesmo acontece com os Personagens.

Os conceitos de "Natureza" e "Comportamento" correspondem diretamente às diferentes máscaras que usamos para interagir...

A Natureza de um Personagem é o seu verdadeiro "eu"; o seu ser íntimo; quem ele realmente é...

Pode ser perigoso expor esse lado, contudo, pois isso mostra aos outros o que nós realmente somos e o que é importante para nós. Portanto, os Personagens também adotam "Comportamentos" (as faces que apresentam ao mundo). Ao mostrar como nos relacionamos com o mundo, também podemos escolher como ele se relaciona conosco, conforme direcionamos as respostas que nos são dadas.

Deixando a filosofia de lado, a personalidade também tem efeitos sobre as regras de Dogfight RPG.

Um Personagem pode recuperar seu impulso e senso de propósito ao agir de acordo com sua Natureza. Toda vez que um Personagem cumpre as exigências do Arquétipo de sua Natureza (veja abaixo), ele se torna apto a recuperar um ponto gasto de Força de Vontade. A aprovação do Narrador é necessária para que o Personagem recupere o ponto de Força de Vontade...

Os Arquétipos permitem que os jogadores construam um senso de personalidade para seus Personagens e os ajudem a definir o que faz com que eles "são".

É válido observar que os Arquétipos não são rígidos; os Personagens não precisam ser "escravos" de seus "Comportamentos" e "Naturezas".

Ao invés disso, um Personagem deve agir de maneira que um jogador racional ou emotivamente acredita que ele deva agir em uma determinada situação.

Eventualmente, jogadores e Narradores devem criar Arquétipos próprios que definam melhor como o Personagem em questão deve responder ao seu ambiente.

Afinal, todo Personagem é um indivíduo; e um Arquétipo personalizado deve ser o desenvolvimento lógico de um Personagem bem acabado...

Aqui estão alguns Arquétipos básicos, adequados para jogadores iniciantes:

ARQUITETO: Você constrói um futuro melhor - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que estabelecer algo de importância ou de valor duradouro;

AUTOCRATA: Você precisa controlar - recupere um ponto de Força de Vontade quando assumir o controle sobre um grupo ou organização que envolva outras pessoas;

BON VIVANT: A vida é para ser vivida - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você realmente se divertir e conseguir expressar toda a sua exultação;

CAÇADOR DE EMOÇÕES: A emoção é tudo o que importa - recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você realizar uma tarefa perigosa a qual você se entregou deliberadamente;

CELEBRANTE: Você existe para sua paixão - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você buscar sua causa e converter um personagem à sua paixão;

COMPETIDOR: Você precisa ser o melhor - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você obtiver sucesso em um teste ou desafio;

CONFORMISTA: Você segue e assiste - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que o grupo conquistar um objetivo devido ao seu apoio;

CRIANÇA: Quem estará lá para ajudá-lo? - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você convencer alguém a cuidar de você ou ajudá-lo sem receber nada em troca;

DIRETOR: Você supervisiona o que tem que ser feito - recupere um ponto de Força de Vontade quando você influenciar um grupo na conclusão de uma tarefa;

DURÃO: Aqueles que podem, vencem. E você pode! - recupere um ponto de Força de Vontade quando você enfrentar as dificuldades sozinho;

ESPERTO: Os outros existem para o seu benefício - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você induzir uma pessoa a fazer aquilo que você quer;

EXCÊNTRICO: Você existe apenas para o seu próprio prazer - recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você for capaz de desconsiderar morais sociais sem sofrer retaliação;

FANÁTICO: A causa é tudo o que importa - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você realizar alguma tarefa diretamente relacionada com a causa;

FILANTROPO: Todos precisam de ajuda - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que nutrir ou proteger alguma pessoa;

GALANTE: Você não assiste o espetáculo, você é o espetáculo - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você impressionar com sucesso uma outra pessoa;

GOZADOR: Os risos escondem a dor - recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você conseguir levantar o espírito dos outros, especialmente se você for capaz de negar suas próprias dores durante o processo;

JUIZ: A verdade está lá fora - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você deduzir corretamente um mistério através da reunião de provas apresentadas ou quando um de seus argumentos unir grupos discordantes;

MÁRTIR: Você sofre pelo bem maior - recupere um ponto de Força de Vontade ao sacrificar a si mesmo ou ao seu conforto por seus ideais ou outro ganho imediato;

MASOQUISTA: Você testa seus limites - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você experimentar a dor de uma maneira que nunca experimentou antes;

MONSTRO: Você é um demônio - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que praticar atos malignos (embora isso custe pontos de Humanidade);

PEDAGOGO: Você salva os outros da ignorância - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você vir ou ouvir falar de alguém que tenha se beneficiado da sabedoria compartilhada por você;

PENITENTE: A vida é uma maldição com a qual se acostumar - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você sentir que alcançou a absolvição por uma dada injustiça;

PERFECCIONISTA: Nada está bom o suficiente - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você realizar seu objetivo sem demonstração de defeito ou impedimento;

RANZINZA: Nada na vida vale a pena - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que alguém fizer algo estúpido (exatamente como você disse que faria);

REBELDE: Você não segue a liderança de ninguém - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que suas ações influenciarem adversamente a sua oposição;

SOBREVIVENTE: Nada pode te manter no chão - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você sobrevive a uma situação ameaçadora através da tenacidade ou quando outras pessoas persistirem (não importando os obstáculos devido a um conselho seu);

SOLITÁRIO: Você traça seu próprio caminho - recupere um ponto de Força de Vontade ao realizar sozinho uma tarefa que de alguma forma também beneficie o grupo;

TRADICIONALISTA: Como sempre tem sido deve ser mantido - recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que os métodos comprovados se provarem os melhores;

VALENTÃO: Força é tudo o que importa - recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você alcançar um objetivo através da brutalidade e intimidação;

VISIONÁRIO: Existe algo por trás de tudo isso - recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você for capaz de convencer os outros a acreditarem em seus sonhos e seguirem o curso de ação ditado pela sua visão.


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