Todo
indivíduo possui muitas camadas de personalidade, variando do falso ao sincero.
Cada um desses papéis define como nós interagimos com as pessoas e o mundo ao
nosso redor; e nós decidimos que parte de nós mesmos queremos mostrar. O mesmo
acontece com os Personagens.
Os conceitos de "Natureza" e
"Comportamento" correspondem diretamente às diferentes
máscaras que usamos para interagir...
A Natureza de
um Personagem é
o seu verdadeiro "eu"; o seu ser íntimo; quem ele realmente
é...
Pode
ser perigoso expor esse lado, contudo, pois isso mostra aos outros o que nós
realmente somos e o que é importante para nós. Portanto, os Personagens também
adotam "Comportamentos" (as faces que apresentam ao
mundo). Ao mostrar como nos relacionamos com o mundo, também podemos escolher
como ele se relaciona conosco, conforme direcionamos as respostas que nos são
dadas.
Deixando
a filosofia de lado, a personalidade também tem efeitos sobre as regras de Dogfight RPG.
Um Personagem pode recuperar seu impulso e senso de propósito ao agir de acordo
com sua Natureza.
Toda vez que um Personagem cumpre
as exigências do Arquétipo de
sua Natureza (veja
abaixo), ele se torna apto a recuperar um ponto gasto de Força de Vontade.
A aprovação do Narrador é
necessária para que o Personagem recupere
o ponto de Força de Vontade...
Os Arquétipos permitem
que os jogadores construam um senso de personalidade para seus Personagens e
os ajudem a definir o que faz com que eles "são".
É válido observar
que os Arquétipos não
são rígidos; os Personagens não
precisam ser "escravos" de seus "Comportamentos" e
"Naturezas".
Ao invés disso, um Personagem deve
agir de maneira que um jogador racional ou emotivamente acredita que ele deva
agir em uma determinada situação.
Eventualmente, jogadores e Narradores devem
criar Arquétipos próprios
que definam melhor como o Personagem em
questão deve responder ao seu ambiente.
Afinal, todo Personagem é
um indivíduo; e um Arquétipo personalizado
deve ser o desenvolvimento lógico de um Personagem bem
acabado...
Aqui
estão alguns Arquétipos básicos,
adequados para jogadores iniciantes:
ARQUITETO: Você constrói um futuro melhor - recupere um
ponto de Força de Vontade sempre que estabelecer algo de
importância ou de valor duradouro;
AUTOCRATA: Você precisa controlar - recupere um ponto
de Força de Vontade quando assumir o controle sobre um
grupo ou organização que envolva outras pessoas;
BON
VIVANT: A vida é para ser vivida - recupere
um ponto de Força de Vontade sempre que você realmente se
divertir e conseguir expressar toda a sua exultação;
CAÇADOR
DE EMOÇÕES: A emoção é tudo o que importa -
recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você realizar uma
tarefa perigosa a qual você se entregou deliberadamente;
CELEBRANTE: Você existe para sua paixão - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você buscar sua causa e
converter um personagem à sua paixão;
COMPETIDOR: Você precisa ser o melhor - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você obtiver sucesso em
um teste ou desafio;
CONFORMISTA: Você segue e assiste - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que o grupo conquistar um
objetivo devido ao seu apoio;
CRIANÇA: Quem estará lá para ajudá-lo? - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você convencer alguém a
cuidar de você ou ajudá-lo sem receber nada em troca;
DIRETOR: Você supervisiona o que tem que ser feito -
recupere um ponto de Força de Vontade quando você influenciar um grupo na
conclusão de uma tarefa;
DURÃO: Aqueles que podem, vencem. E você pode! -
recupere um ponto de Força de Vontade quando você enfrentar as
dificuldades sozinho;
ESPERTO: Os outros existem para o seu benefício - recupere
um ponto de Força de Vontade sempre que você induzir uma pessoa a
fazer aquilo que você quer;
EXCÊNTRICO: Você existe apenas para o seu próprio prazer -
recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você for capaz de desconsiderar
morais sociais sem sofrer retaliação;
FANÁTICO: A causa é tudo o que importa - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você realizar alguma
tarefa diretamente relacionada com a causa;
FILANTROPO: Todos precisam de ajuda - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que nutrir ou proteger alguma
pessoa;
GALANTE: Você não assiste o espetáculo, você é o
espetáculo - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você impressionar com
sucesso uma outra pessoa;
GOZADOR: Os risos escondem a dor - recupere um ponto
de Força de Vontade toda vez que você conseguir levantar
o espírito dos outros, especialmente se você for capaz de negar suas próprias
dores durante o processo;
JUIZ: A verdade está lá fora - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você deduzir corretamente
um mistério através da reunião de provas apresentadas ou quando um de seus
argumentos unir grupos discordantes;
MÁRTIR: Você sofre pelo bem maior - recupere um ponto
de Força de Vontade ao sacrificar a si mesmo ou ao seu
conforto por seus ideais ou outro ganho imediato;
MASOQUISTA: Você testa seus limites - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você experimentar a dor
de uma maneira que nunca experimentou antes;
MONSTRO: Você é um demônio - recupere um ponto de Força de Vontade sempre que praticar atos malignos
(embora isso custe pontos de Humanidade);
PEDAGOGO: Você salva os outros da ignorância - recupere um
ponto de Força de Vontade sempre que você vir ou ouvir falar
de alguém que tenha se beneficiado da sabedoria compartilhada por você;
PENITENTE: A vida é uma maldição com a qual se acostumar -
recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você sentir que alcançou
a absolvição por uma dada injustiça;
PERFECCIONISTA: Nada está bom o suficiente - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você realizar seu
objetivo sem demonstração de defeito ou impedimento;
RANZINZA: Nada na vida vale a pena - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que alguém fizer algo
estúpido (exatamente como você disse que faria);
REBELDE: Você não segue a liderança de ninguém - recupere
um ponto de Força de Vontade sempre que suas ações influenciarem
adversamente a sua oposição;
SOBREVIVENTE: Nada pode te manter no chão - recupere um ponto
de Força de Vontade sempre que você sobrevive a uma
situação ameaçadora através da tenacidade ou quando outras pessoas persistirem
(não importando os obstáculos devido a um conselho seu);
SOLITÁRIO: Você traça seu próprio caminho - recupere um
ponto de Força de Vontade ao realizar sozinho uma tarefa que
de alguma forma também beneficie o grupo;
TRADICIONALISTA: Como sempre tem sido deve ser mantido - recupere
um ponto de Força de Vontade toda vez que os métodos comprovados
se provarem os melhores;
VALENTÃO: Força é tudo o que importa - recupere um ponto
de Força de Vontade toda vez que você alcançar um
objetivo através da brutalidade e intimidação;
VISIONÁRIO: Existe algo por trás de
tudo isso - recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que
você for capaz de convencer os outros a acreditarem em seus sonhos e seguirem o
curso de ação ditado pela sua visão.
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