quarta-feira, 2 de abril de 2014

Parada de Dados:


Apesar da personalidade do seu Personagem ser limitada apenas por sua imaginação; as capacidades dele são definidas por Características (que incluem todas as aptidões e habilidades inatas e aprendidas).

Cada Características é descrita por números que variam entre 01 e 05.

Uma Característica que vale 01 é "fraca"; enquanto um nível 05 corresponde ao máximo humano!

As Características da maior parte das pessoas varia entre 01 e 03 - sendo que um 04 indica uma pessoa excepcional; e um 05 é quase incomparável!

Também é possível possuir uma Características que vale "zero". Isso geralmente representa algo que o Personagem nunca aprendeu - mas existem exceções...

Você deve lançar 01 Dado para cada Nível que o Personagem possui naquela Característica!

Por exemplo: se o seu Personagem está tentando encontrar alguma coisa numa sala e possui três níveis em Percepção; você deve jogar três dados.

Estes dados são chamados de PARADA DE DADOS (e representam o número total de dados que você deve jogar em um único Turno).

No entanto, quase nunca será usado apenas o número de dados que você possui em um único Atributo. Afinal de contas, o potencial bruto é influenciado pela perícia pessoal. Os testes mais comuns no jogo envolvem a soma dos dados obtidos por um Atributo aos dados recebidos por causa de uma Habilidade.

Em regra, você deve calcular a Parada de Dados para uma única AÇÃO SIMPLES; mas é possível modificá-la para poder realizar AÇÕES MÚLTIPLAS dentro de um mesmo Turno...


Algumas vezes, um jogador pode desejar que seu Personagem realize mais de uma Ação num Turno (por exemplo: dispare a metralhadora do seu avião contra dois alvos distintos). Nestas situações, o jogador pode tentar realizar os ataques normalmente - mas eles sofrerão uma penalidade...

O jogador deve declarar o número de Ações que deseja realizar com seu Personagem. Depois, ele subtrai um número de dados de sua Parada igual à quantidade de Ações pretendida. Cada Ação adicional retira um dado a mais de sua Parada.

Exemplo: João deseja que seu Personagem (Justin) dispare contra dois aviões alemães no mesmo Turno. Justin possui Destreza 03 e Armas de Fogo 02. João calcula a Parada de Dados para o ataque (03 + 02 = 05 dados); então subtrai dois dados (por causa das duas Ações que está tentando realizar); obtendo uma Parada de Dados final de apenas 03...

Porém, se optasse por realizar um único ataque; Justin teria os cinco dados à sua disposição!


Não existe nenhuma situação onde se utiliza mais do que duas Características em uma Parada de Dados. E outra coisa: se a sua Parada de Dados envolve uma Característica cujo nível máximo é 10 (como Humanidade ou Força de Vontade); não será possível adicionar outra Característica à sua Parada de Dados. É impossível para um ser humano possuir mais do que 10 em uma Parada de Dados...

Evidentemente, não existe sentido em jogar os dados a não ser que se saiba que resultados estamos querendo obter...

Sempre que o jogador anunciar uma Ação; o Narrador deve dizer qual a DIFICULDADE daquela Ação!

A Dificuldade será sempre um número entre 02 e 10...

Cada vez que você obtiver um número IGUAL ou MAIOR do que a Dificuldade; em um dos Dados de sua Parada; você terá alcançado um SUCESSO!

Quanto mais "Sucessos" você conseguir, melhor terá se saído. Para a maioria das Ações; será necessário obter apenas um único Sucesso - mas isso é considerado um "Sucesso Mínimo". Se conseguir três ou mais Sucessos - o resultado terá sido um "Sucesso Completo".

Naturalmente, quanto menor a Dificuldade, mais fácil será obter os Sucessos; e vice-versa!

A "Dificuldade Padrão" é 06 (indicando Ações que não são nem excepcionalmente arriscadas e nem fáceis demais de serem realizadas). Se o Narrador pedir que você realize um teste mas não definir a dificuldade, considera-se que a dificuldade da tarefa será 06...

Narrador tem a palavra final sobre a Dificuldade das Ações. Se uma tarefa lhe parecer complicada, ele deve aumentar a dificuldade apropriadamente; e se a tarefa parecer rotineira, a Dificuldade será baixa. O Narrador pode até mesmo decidir que não é necessário fazer o teste...


Nenhum comentário:

Postar um comentário