quarta-feira, 2 de abril de 2014

Batalhas Aéreas:


Dogfight RPG usa um sistema de coordenadas muito semelhante à utilizada pelos GPS e na aviação moderna.

O Planeta Terra é (quase) esférico - com um ligeiro achatamento nos Pólos Norte e Sul. Para definirmos a localização de algum ponto específico (como um avião, por exemplo); consideramos que o planeta é, de fato, uma esfera (geoide); com um raio de 6.378 km.

Partindo dessa premissa, temos que a nossa posição sobre a Terra é referenciada em relação à Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich; sendo expressa em dois valores: a Latitude e a Longitude.

A Latitude é a distância em que estamos da Linha do Equador, medida ao longo do Meridiano de Greenwich. Já a Longitude é a distância em que estamos do Meridiano de Greenwich, medida ao longo da Linha do Equador.

Os Paralelos e os Meridianos são indicados por Graus de Circunferências. Um Grau equivale a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um Grau por sua vez divide-se em 60 Minutos (60'); e cada Minuto pode ser dividido em 60 Segundos (60'').




Os Paralelos são linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador (sendo que a própria Linha do Equador é um Paralelo - Grau Zero); podendo variar entre e 90º (para Norte ou para o Sul).


Os Meridianos são linhas perpendiculares à Linha do Equador; que vão do Polo Norte ao Polo Sul; cruzando os Paralelos. Todos os Meridianos possuem o mesmo tamanho - e o ponto de partida para a numeração dos Meridianos é a linha imaginária que passa pelo Observatório de Greenwich, na Inglaterra. Logo, o Meridiano de Greenwich é o principal (Grau Zero); seguindo para Leste e Oeste (chegando a 180º).



Um exemplo ajuda a entender: a cidade de Lisboa está na Latitude 38º4'N e na Longitude 9º8'W. Isto significa que a capital de Portugal fica a mais de 38º ao norte da Linha do Equador (portanto no Hemisfério Norte); e um pouco menos de 10º a oeste do Meridiano de Greenwich (logo no Hemisfério Ocidental). Já o Rio de Janeiro está na Latitude 22º55'S (ou seja, quase 23º ao sul da Linha do Equador); e na Longitude 34º53'W (bem mais distante que Lisboa, quando compararmos a distância de ambas com o Meridiano de Greenwich).

Existe outra coordenada importante, quando estamos falando de aviões: a Altitude! Trata-se da distância vertical deste objeto em relação à superfície do planeta. Quando falamos de pontos geográficos (cidades, montanhas, vales, países etc); consideramos como "Altitude Zero" o chamado "Nível do Mar". Exemplos: o Aeroporto de Lisboa está à 114 m acima do nível do mar; já a média da Holanda é negativa (já que boa parte de seu território está abaixo do nível do mar).

É claro que ninguém precisa de um GPS para jogar Dogfight RPG!

Mas as Batalhas Aéreas serão resolvidas numa "Arena Aérea"; cujas coordenadas serão dadas pela Altitude, Longitude e Latitude das aeronaves!

Imagine um imenso cubo invisível (com 1 km de altura, 1 km de largura e 1 km de profundidade); começando no solo e se erguendo em todas as direções: esta é a Arena Aérea!

Este cubo gigantesco se divide em 1.000 cubos menores (cada um deles exatamente com 100 m de altura, 100 m de largura e 100 m de profundidade).

Se a Arena é um enorme Tabuleiro em Três Dimensões; cada cubo menor é uma "Casinha" - que pode (ou não) estar ocupada por um avião em combate...

Para fins de localização neste "tabuleiro", vamos considerar a "largura" (linhas verdes) como sendo a Latitude; a "altura" (linhas azuis) como a Altitude; e a "profundidade" (linhas vermelhas) como a Longitude. Isto nos leva à seguinte fórmula:


Posição do Avião = Latitude + Longitude + Altitude


Evidentemente, aviões não conseguem ficar "parados" no ar (como Helicópteros, Beija-Flores e o Dadá Maravilha). Mas a velocidade de deslocamento varia conforme o modelo. Cada avião deve obrigatoriamente deslocar-se por pelo menos uma "casinha" no turno (embora existam aviões mais "rápidos", que permitam deslocar-se por duas, três, quatro ou até cinco "casinhas" em seu turno)!

Estas aeronaves da Primeira Guerra Mundial foram marcadas pela facilidade em realizar manobras. Logo, é possível se deslocar para cima ou para baixo (elevar ou reduzir a Altitude); para os lados (modificando-se a Latitude ou a Longitude) ou em diagonal (modificando-se todas as três coordenadas de uma só vez). Só não é possível "voltar" para a casa anterior já no turno seguinte (pois avião não dá "marcha-ré")!

Caso dois aviões estejam na mesma "casinha", ambos colidem e explodem (geralmente sem sobreviventes).









Após o deslocamento necessário, o Avião Amarelo está na Latitude 08; na Longitude 07 e na Altitude 03 (AA = 08-07-03); enquanto seu inimigo (Avião Púrpura) está na Latitude 04; Longitude 02 e Altitude 06 (AP = 04-02-06).

Aplicando-se as regras de combate aéreo, a dificuldade do ataque seria:


Ataque Avião Amarelo ao Avião Púrpura = [(08 - 04) + (07 - 02) + (06 - 03)] = [04 + 05 + 03] = [12]


Isto significa que é um "Ataque Impossível", já que o Avião Púrpura está fora da "zona de ataque" (Dificuldade = 01 a 10). Logo, o piloto do Avião Amarelo não pode realizar seu ataque - devendo apenas anotar a perda do Combustível e "passar a vez".




Agora é o turno do piloto do Avião Púrpura e ele quer contra-atacar. Ele optou por um "mergulho" (descida diagonal em direção de seu oponente); deixando as Coordenadas (04-02-06) e seguindo diretamente para (05-03-05). E como o Avião Amarelo já jogou nesta rodada; suas Coordenadas continuam sendo (08-07-03). Vejamos qual seria a dificuldade do ataque:


Ataque Avião Púrpura ao Avião Amarelo = [(08-05) + (07-03) + (05-03)] = [03 + 04 + 02] = [09]


Isto significa que o Avião Amarelo está na "zona de ataque" do Avião Púrpura; mas não quer dizer que (necessariamente) será atingido (já que este será um ataque difícil - Dificuldade 09). Logo, se o piloto do Avião Púrpura estiver com poucas munições; talvez seja prudente aguardar o próximo turno de combate; e buscar uma posição mais vantajosa para seu ataque...

Nenhum comentário:

Postar um comentário