quarta-feira, 2 de abril de 2014

Manipulação:

A Manipulação mede a habilidade de auto-expressão de um Personagem com o objetivo de fazer com que os outros compartilhem de suas perspectivas ou sigam seus caprichos. Em resumo, é fazer com que os outros façam o que você quer. A Manipulação é usada no jogo quando um Personagem tenta influenciar ou direcionar sutilmente o comportamento de outros. A Manipulação é usada para enganar, blefar, usar de lábia e despachar outros Personagens.

Se o Personagem em questão gosta ou não de ser manipulado é irrelevante (essa é a diferença entre a Manipulação e o Carisma); um motivador habilidoso pode até mesmo se aproveitar das habilidades
daqueles que o odeiam.

A Manipulação é um negócio perigoso. Falhas em tentativas de Manipulação frequentemente provocam o ódio dos que estavam para ser enganados. Falhas Críticas em jogadas de Manipulação podem adicionar nomes na lista de inimigos de um Personagem...

As pessoas são manipuladas todos os dias e normalmente ignoram isso. ("Você não quer ir ao mercado para mim?") Se alguém chamar atenção sobre o fato, contudo, a maioria das pessoas se tornam bastante defensivas. A Manipulação pode ser a ferramenta mais poderosa do repertório de um soldado, mas uma falha pode ser desastrosa! Personagens com altos níveis de Manipulação frequentemente não são têm confiança daqueles que os cercam...

Especializações: Convincente; "Meu Deus, como eu sou malandro"; Sedutor; Bom Argumentador etc.

• Fraco: Uma pessoa de poucas (e frequentemente ineficientes) palavras;
•• Médio: Você consegue enganar algumas pessoas, algumas vezes, como qualquer outra pessoa;
••• Bom: Você nunca paga o preço integral;
•••• Excepcional: Você poderia ser um político ou o líder de um culto;
••••• Extraordinário: "E claro que eu vou dizer ao Tenente que fui eu quem acidentalmente explodiu a base aérea!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário