quarta-feira, 2 de abril de 2014

Danos:


A cada tipo de Ataque corresponde um grau de Dano específico, que indica o número de dados a serem usados no teste de avaliação de dano do ataque (chamado de Parada de Dados de Dano).

Algumas Paradas de Dados de Dano baseiam-se na Força do atacante; enquanto outras baseiam-se na arma utilizada. Os testes de avaliação de dano são feitos contra uma Dificuldade igual a 06. Cada sucesso obtido no teste de dano inflige ao alvo uma quantidade de dano igual a um Nível de Vitalidade.


Porém, o Dano aplicado pode ser de um dos três tipos a seguir:

 Contusão: O dano por contusão é aquele causado por socos e outros golpes semelhantes que têm pouca probabilidade de matar uma vítima.Todos os Personagens usam o seu nível total de Vigor para resistir aos efeitos destes golpes; e o Personagem se recupera rapidamente do dano que vier a ser recebido. O dano por Contusão deve ser anotado na Ficha do Personagem (mais precisamente nos quadros de Níveis de Vitalidade) com uma barra ("/").

 Letal: E o dano provocado por ataques realizados com a intenção de causar ferimentos imediatos e mortais no alvo. Os Personagens não podem usar o Vigor para resistir aos efeitos letais e o dano demora bastante para ser curado. O dano Letal deve ser registrado na Ficha do Personagem com um ("X").

As Paradas de Dados de Dano nunca podem ser reduzidas para menos de um dado. Qualquer ataque que atinja o seu alvo tem pelo menos uma chance, por menor que seja, de infligir dano (pelo menos antes de um teste de absorção de dano ser bem sucedido). Além disso, um teste de avaliação de dano não está sujeito a Falhas Críticas; se ocorrer uma Falha Crítica, significa apenas que o ataque resvala inofensivamente no alvo...

Os Personagens são capazes de resistir a um certo grau de castigos físicos. Isso é chamado de Absorção de Dano. A Parada de Dados de Absorção de Dano de seu Personagem é igual ao seu nível de Vigor.

Como vimos acima, um ser humano só é capaz de absorver o dano por Contusão (isso reflete a resistência natural do corpo a tais ataques). O dano Letal só pode ser absorvido por meio do uso de Armaduras ou proteções extraordinárias.

Depois que um ataque é bem sucedido e inflige dano; o defensor pode fazer um teste de Absorção de Dano para tentar resistir. Esta é considerada um ato reflexo: os Personagens não têm de realizar uma ação (nem dividir uma Parada de Dados) para o teste de absorção.

A menos que exista alguma especificação em contrário, os Testes de Absorção de Dano são feitos contra uma Dificuldade igual a 06. Cada sucesso subtrai um dado do dano total infligido. Assim como no caso da Avaliação de Dano; os Testes de Absorção de Dano não estão sujeitos a Falha Crítica.

Para resumir, qualquer proteção usada por seu Personagem aumenta sua capacidade de Absorção de Dano...

No que se refere à Redução de Dano; o valor da Armadura é adicionado ao nível básico de Absorção. Uma Armadura Leve oferece pouca proteção (mas também não prejudica muito a mobilidade). Uma Armadura Pesada fornece muita proteção (mas pode restringir os movimentos).

As Armaduras protegem contra todos os tipos de dano; mas elas não são indestrutíveis!

Se a quantidade de dano causada por um único ataque for igual a duas vezes o valor da Armadura; ela será destruída...


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