Gibraltar (Reino Unido), 10 de Junho de 1918.
Segunda-feira, às 07:00
da manhã (após a cerimônia de hasteamento da bandeira britânica e do
café-da-manhã); os sessenta pilotos da Base
Aérea de Gibraltar tomam seus lugares na sala de reuniões – aguardando as
instruções do Capitão McGreen
(visivelmente mau-humorado e preocupado com alguma coisa):
- Muito bem pilotos... Vamos começar outra semana... Como vocês já
perceberam, nós temos a companhia dos dez brasileiros; que a partir de hoje,
integrarão a R.A.F. por tempo indeterminado... Espero que vocês os recebam
bem... demonstrando a cortesia e a simpatia típica do povo inglês...
McGreen, como
todo bom escocês, não perdia uma oportunidade para “cutucar” os antipáticos e
arrogantes ingleses...
- Hoje teremos missões de patrulhamento no Oceano Atlântico e no
Mediterrâneo – Esquadras Alfa, Beta, Gama, Delta e Zeta ficarão responsáveis
por vasculhar os mares atrás dos malditos submarinos alemães... Já os
brasileiros (que oficialmente serão o esquadrão Ômega) participarão de um
ataque simulado aos navios inimigos no Golfo de Ceuta – o qual participarei
pessoalmente para verificar qual o nível de acuidade dos novatos... Alguma
dúvida, senhores?
Após a breve reunião, o Capitão
McGreen pede para os brasileiros esperarem...
Ele abre um mapa da península de Ceuta e explica qual seria a missão: O grupo cruzará o Estreito de Gibraltar e sobrevoará o
porto da cidade de Ceuta (cidade
espanhola encravada no território africano); e tentará atingir os alvos
instalados em três barcaças rebocadas no centro da baía (simulando navios
inimigos).
Em seguida, o grupo usará a mesma munição “colorida” numa batalha
aérea simulada contra o próprio McGreen!
Pode parecer “covardia” um único homem enfrentando (ainda
que numa guerra simulada) dez aviões; mas McGreen pilota um dos melhores e mais rápidos aviões da esquadra
britânica – capaz de mover-se cinco vezes e atacar três vezes por turno de
combate!
Repise-se: enquanto o avião dos brasileiros é capaz de
apenas três movimentos por turno (deslocamento; ataque e deslocamento; e
deslocamento); o avião de McGreen
é capaz de cinco movimentos: deslocamento; ataque e deslocamento; ataque e
deslocamento; ataque e deslocamento; e enfim deslocamento!
Já o ataque aos navios é relativamente simples: basta aproximarem-se
dos alvos, dando um “mergulho rasante” (primeiro deslocamento); um ataque
preciso e um vôo paralelo à água (segundo deslocamento); e voltar a subir
(terceiro deslocamento)...
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Neste primeiro treinamento, o combustível não será um
problema – pois todas as aeronaves partirão da base com o tanque cheio (e o vôo
até Ceuta leva apenas meia-hora – ou
seja: ida e volta consumirão apenas 10
unidades de Combustível do Avião).
Se o grupo for bem sucedido na missão, o humor do Capitão McGreen será outro! Na volta para a Base Aérea, ele estará novamente sorridente e provocando os pilotos ingleses...
Mas se os brasileiros falharem neste treinamento... a vida não será nada fácil para eles!
Após o almoço, começam os testes físicos!
Na
terça-feira, os brasileiros serão incumbidos de patrulharem os céus das cinco maiores cidades espanholas desta região: Málaga, Córdoba, Sevilha, Huelva e Cádiz. Eles irão sozinhos - pois o risco de encontrarem alemães nesta região é remoto...
Mas se os brasileiros falharem neste treinamento... a vida não será nada fácil para eles!
Após o almoço, começam os testes físicos!
Serão duas horas na academia de musculação - levantando pesos e barras de ferro! Teste FORÇA + ESPORTES, Dificuldade 07 (mínimo de dois Sucessos). Em caso de falha, o Capitão McGreen exige 50 flexões de braço - VIGOR + ESPORTES, Dificuldade 08; e ele manda repetir a série de exercícios na academia (só que agora com Dificuldade 08)!
Em seguida, uma "corridinha" de 20 km até o topo da "Rocha" - VIGOR + ESPORTES, Dificuldade 08; cinco sucessos exigidos! Ao voltarem para a Base, hora de cavalgar cavalos (sem sela) por 50 km - DESTREZA + ESPORTES, Dificuldade 08; mínimo de três sucesso! E ao pôr-do-sol... hora de treinar paraquedismo - teste Força de Vontade (Dificuldade 07) para saltar do avião... e depois DESTREZA + PARAQUEDISMO (Dificuldade 06) - sem direito a falhas! Às terças e quintas; substituta a "Cavalgada" por "Lutas de Boxe" entre os brasileiros e os britânicos - DESTREZA + ESPORTES, Dificuldade 08; mínimo de três sucesso! Sábados e domingos não haverão treinamentos... |
Seguir esta rota exige cinco testes de PERCEPÇÃO + SENSO DE LOCALIZAÇÃO (Dificuldade 06).
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Na quarta-feira, o Capitão McGreen designa a mesma missão - só que agora em território marroquino (entre as cidades de Tanger, Larache, Ouazzane, Tétouan e Ceuta). Como as cidades estão no deserto do Saara; a Dificuldade de localização é aumentada em +1.
Porém, entre Ouazzane e Tétouan; o grupo pode repetir (ou fazer pela primeira vez) o teste de PERCEPÇÃO + PRONTIDÃO (Dificuldade 09) para encontrar uma pista de decolagem improvisada no meio das dunas do deserto! E ao testarem INTELIGÊNCIA + MILITARES (Dificuldade 08); perceberão uma trilha entre essa pista e um casebre com celeiro, às margens de um Oásis...
Exatamente como aconteceu no Capítulo 03; se o grupo contar sobre isso ao Capitão McGreen; ele ordenará que duas esquadras acompanhem vocês ao Marrocos - mas ao chegarem lá, nada será encontrado! E com isso... a fama dos brasileiros irá pelo ralo!
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Na quinta-feira, McGreen ordena um "treinamento de combate simulado", com munição colorida, entre os brasileiros e a esquadra Delta; sob os céus da Espanha...
Cada esquadra é dividida em duas (cinco aeronaves cada); e uma vez atingido, o piloto deve deixar a "arena" e voltar para a Base! A última equipe a chegar sem avarias é a vencedora...
Porém, durante este exercício... um dos pilotos brasileiros se choca com um avião britânico - causando uma explosão e a morte de ambos! A bola de fogo consumiu as duas aeronaves e corpos; e o enterro será apenas simbólico...
Evidentemente, as tensões entre brasileiros e britânicos aumentam bastante após a tragédia...
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